Saiu na Mídia

Viaduto da Avenida Ipanema

Viaduto da Avenida Ipanema tem a construção adiada

O viaduto que ligará a avenida Ipanema à rua José Joaquim Lacerda está em fase de licitação e sua construção não terá início em agosto. Essa informação, divulgada em nota ontem pela Prefeitura, contraria previsão anterior da administração municipal - divulgada em 11 de maio passado - de que o início das obras seria em agosto. A nota da Prefeitura não adianta se houve revisão e para quando as obras estariam estimadas (qual o novo período) para começarem. O texto diz que o viaduto será construído para melhorar o fluxo viário naquela região da zona norte. Atualmente, aquele trecho, além da Ipanema e J.J. Lacerda, coincide também com outras duas vias movimentadas, as ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo, que formam um binário de comunicação viária entre a zona norte e o centro da cidade. A passagem de milhares de veículos por dia naquele entroncamento de vias públicas gera opções de acessos às mais variadas regiões da cidade e em vários sentidos de direção. O viaduto ampliará as alternativas viárias, melhorando o fluxo do trânsito.

Quanto ao BRT
O informe também rebate posição divulgada naquela ocasião (11 de maio) de que a construção desse viaduto é uma das ações consideradas de extrema importância para o corredor norte-sul do projeto do BRT - sistema de ônibus rápido. Ontem, a nota desvinculou esse viaduto de qualquer ligação direta com o BRT. Juntamente com o viaduto, outra ação considerada prioritária para o BRT era a desapropriação de uma área na zona norte. Essa área, no Vitória Régia, é ocupada por diversas famílias, tem parte destinada à construção de um terminal do sistema BRT. Em maio, a Prefeitura também informou que conversas com os proprietários e as famílias ocupantes da área estavam sendo feitas de forma amigável. A área necessária para a construção do terminal é estimada em 45 mil metros quadrados, equivalente a menos de 10% de todo o terreno.
Fonte: Clique aqui

Materia Prefeitura

Prefeitura quer fazer concessão para instalações do BRT Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba enviou, no mês passado, para a Câmara local um projeto de lei para a concessão por um prazo de 20 anos de área municipal para a construção de instalações do sistema BRT da cidade. A área destinada é a antiga garagem da empresa TCS, na avenida Ipanema, e foi desapropriada pelo Poder Público no governo anterior, com destinação para projeto que não foi levado adiante. Ao fim da concessão, o imóvel retorna ao patrimônio público, incluindo todas as melhorias nele feitas. O imóvel inicialmente escolhido para uso do BRT está hoje ocupado irregularmente por centenas de famílias. Para não causar problemas sociais com a possível remoção delas e também não atrasar o cronograma de implantação do sistema, a Prefeitura optou pelo imóvel da avenida Ipanema, por já ser municipal e se localizar na mesma região da anterior. A implantação do BRT na cidade implica em outras desapropriações, para construção de terminais e estações, por exemplo. Como no caso da garagem, elas são responsabilidade do Poder Público, em função do fato de todos os imóveis retornarem, assim, como as construções, ao Município, o que impacta positivamente nos custos da implantação e funcionamento do sistema.

Materia Senado

Projeto de Sorocaba para otimização viária passa por comissão do Senado

O prefeito José Crespo e o secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, estão em Brasília participando da “Marcha de Prefeitos”, que teve início nesta segunda-feira (21) e segue até quinta-feira (24). Nesta terça-feira (22), um projeto de Sorocaba foi aprovado pela CAF- Corporação Andina de Fomento e segue agora para votação no plenário do Senado, nesta quarta.
Caso seja aprovado, a Prefeitura de Sorocaba poderá contar com um recurso financeiro de US$ 70 milhões, que serão investidos no Programa Ambiental e de Otimização Viária [...]da cidade, o qual visa aperfeiçoar a infraestrutura do município, em consonância com princípios de sustentabilidade, promovendo adequação do sistema viário às necessidades de mobilidade impostas pelo processo de desenvolvimento econômico vivenciado nos últimos anos em Sorocaba; articulando a oferta de infraestrutura de mobilidade com a necessidade de criação de espaços de convívio social e preservação ambiental; e reassentamento de famílias atualmente em situação de moradia precária nas áreas de proteção permanente.
O presente programa visa a intervenção de quatro obras que serão financiadas pela CAF. As ações praticadas são integradas para aumentar a vida útil de toda a estrutura do pavimento possibilitando a mobilidade, acessibilidade, o acesso e circulação da população com segurança e conforto. Vale salientar que este componente agrega valores, tais como: social, ambiental e de saúde, fortalecendo o desenvolvimento e dotando toda a população envolvida numa melhor qualidade de vida. Também é importante destacar a política do plantio de arvores e o manejo da sustentabilidade das áreas verdes em torno das intervenções. O financiamento que foi aprovado pela comissão também teve o apoio do deputado federal Jeferson Campos.
Matéria completa

Materia Campanha

BRT ganha campanha publicitária e imprensa terá prêmio de jornalismo

A empresa Consórcio BRT Sorocaba – ConSor, vencedora da concorrência internacional para implantação e operação do BRT no município, apresentou à imprensa, na tarde dessa quinta-feira (10), a campanha publicitária para divulgação do Bus Rapid Transit, o BRT.
Com anúncios para jornais e revistas, spots de rádio, filme comercial, peças on-line, posts em redes sociais e um aplicativo para tablets e celulares, a campanha ressalta os benefícios do novo sistema de transporte, que vai facilitar a mobilidade no município por meio de viagens mais rápidas e [...] confortáveis, com ônibus modernos e mais acessíveis a pessoas com necessidades especiais.
As obras do BRT começam em setembro deste ano e devem durar 24 meses. Ao fim desse prazo, a cidade terá 68 quilômetros de corredores interligando as regiões da cidade, 28 estações, 3 terminais e 4 estações de integração. “Nós acreditamos no transporte coletivo de qualidade como forma de melhorar a vida das pessoas, e o BRT será um passo muito importante nesse sentido para Sorocaba”, disse a empresária, Niege Chaves.
O evento também marcou o lançamento do “Prêmio de Jornalismo Mobilidade em Foco”. Iniciativa da ConSor, da STU e da Associação Sorocabana de Imprensa, com apoio da Prefeitura de Sorocaba e da URBES, o concurso irá reconhecer matérias que incentivem o debate sobre a mobilidade e contribuam para a evolução dos transportes na cidade.
O regulamento do prêmio está disponível em www.asisorocaba.org.br

Fonte: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/brt-ganha-campanha-publicitaria-e-imprensa-tera-premio-de-jornalismo/

Materia Audiencia

Secretários participam de audiência sobre revitalização do Centro

O plano de revitalização do Centro Comercial de Sorocaba foi discutido em audiência pública no plenário da Câmara Municipal, na manhã de 28 de março. O debate contou com a presença dos Secretários Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos) e Fábio Pilão (de Conservação, Serviços Públicos e Obras). Foram apresentados os planejamentos estratégicos com os estudos e projetos das obras viárias, transportes urbanos, parque e calçadas, que contemplam esta revitalização. Um planejamento que vai melhorar a qualidade de vida, o urbanismo
e o setor social.

De acordo com o secretário Fioravante, Sorocaba já passou por diversas revoluções, sendo importantíssimo para população ter o centro da cidade com uma cara nova. A recuperação das áreas deverá ser realizada em fases e prevê o uso do solo integrado com a mobilidade urbana; recuperação das calçadas e promoção da acessibilidade; gestão de estacionamento e plano
de vias integrais.

Um dos desafios é aumentar o uso coletivo e não individual, para isso estão previstas a implantação do trem metropolitano do VLT e BRT que buscam melhorar a mobilidade urbana, não apenas no Centro. Também está prevista a construção de um parque multimodal e de um grande parque expandindo a praça Frei Baraúna - “Está na hora de buscarmos os exemplos que deram certo no mundo e trazer para Sorocaba”, disse Fioravante, destacando que o Executivo vem desenvolvendo o plano em parceria com o Ministério das Cidades.
Matéria completa

Materia Comunicação

Oficina tratou da gestão de estacionamento para melhoria da mobilidade urbana

Nesta quarta-feira (28), em torno de 30 técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e da Prefeitura de Sorocaba participaram da oficina de Gestão de Estacionamento para Melhoria da Mobilidade Urbana, com o engenheiro civil Bram Van Ooijenm, holandês especialista em projetos de transporte não motorizado e estacionamento, com experiência em mais de 50 cidades
do mundo.
A atividade integrou o trabalho que está sendo feito em Sorocaba dentro do projeto-piloto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), desde janeiro de 2017. O projeto é uma cooperação Brasil-Alemanha, com recurso do governo alemão, que está sendo implantado no país, através de um acordo com o Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

O secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, reforçou a importância deste trabalho para repaginar a mobilidade urbana na cidade. “Estamos trazendo para Sorocaba o que há de mais moderno em urbanismo no mundo. O Ministério das Cidades acreditou em nosso plano de governo e escolheu nossa cidade para este estudo impactante, então, nós vamos melhorar as ciclovias, as calçadas, tirar os obstáculos e aumentar acessibilidade para cadeirantes
e idosos.

Bram Van Ooijenm falou da importância de se investir no transporte público para contribuir com o planejamento da cidade. Ele, inclusive, elogiou o investimento do Governo Municipal na implantação do BRT (Bus Rapid Transit). “O BRT em Sorocaba será uma maneira maravilhosa de oferecer um transporte público de alta qualidade, conveniente para o uso da população. Este é um momento muito bom para mudar a gestão de estacionamento no município”, afirmou. Segundo ele, cidades da Europa há anos já começaram esta transformação.
Matéria completa

IMPRENSA

Caro jornalista para solicitar informações sobre BRT Sorocaba entre em contato pelo e-mail: contato@brtsorocaba.com.br

FAÇA SEU CADASTRO E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS