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Secretários participam de audiência sobre revitalização do Centro

O plano de revitalização do Centro Comercial de Sorocaba foi discutido em audiência pública no plenário da Câmara Municipal, na manhã de 28 de março. O debate contou com a presença dos Secretários Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos) e Fábio Pilão (de Conservação, Serviços Públicos e Obras). Foram apresentados os planejamentos estratégicos com os estudos e projetos das obras viárias, transportes urbanos, parque e calçadas, que contemplam esta revitalização. Um planejamento que vai melhorar a qualidade de vida, o urbanismo
e o setor social.

De acordo com o secretário Fioravante, Sorocaba já passou por diversas revoluções, sendo importantíssimo para população ter o centro da cidade com uma cara nova. A recuperação das áreas deverá ser realizada em fases e prevê o uso do solo integrado com a mobilidade urbana; recuperação das calçadas e promoção da acessibilidade; gestão de estacionamento e plano
de vias integrais.

Um dos desafios é aumentar o uso coletivo e não individual, para isso estão previstas a implantação do trem metropolitano do VLT e BRT que buscam melhorar a mobilidade urbana, não apenas no Centro. Também está prevista a construção de um parque multimodal e de um grande parque expandindo a praça Frei Baraúna - “Está na hora de buscarmos os exemplos que deram certo no mundo e trazer para Sorocaba”, disse Fioravante, destacando que o Executivo vem desenvolvendo o plano em parceria com o Ministério das Cidades.
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Obras do BRT de Sorocaba devem começar em agosto, com construção de viaduto

As obras para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) em Sorocaba devem começar em agosto, conforme informado pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão, Luiz Alberto Fioravante, ao jornal Cruzeiro.
De acordo com o que foi noticiado anteriormente pelo Diário do Transporte, o prazo inicial informado pelo prefeito José Crespo era para que as construções iniciassem em julho deste ano. Após o início da operação, a conclusão deverá ocorrer em 18 meses, ainda segundo a Prefeitura, portanto, em fevereiro de 2020.

Para que o sistema possa ser implantado, será necessário construir um viaduto que ligue a Avenida Ipanema com a Rua José Joaquim Lacerda, no bairro Sônia Maria. Segundo Fioravante, a licitação será aberta nas próximas semanas e a obra será financiada pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A construção do viaduto havia sido citada em 2014 e seria parte do programa Mobilidade Total. Em 2015, a licitação foi suspensa, para reduzir o valor dos contratos. Fioravante também disse que o viaduto é relevante para o corredor norte-sul do BRT porque a área apresenta lentidão no tráfego, o que afetaria a circulação
dos ônibus.

O secretário afirmou que o Ministério das Cidades liberou R$ 134 milhões para infraestrutura de implantação do BRT e R$ 6 milhões serão a contrapartida da Prefeitura de Sorocaba. “Esse valor que é da nossa responsabilidade fica reservado para mudanças em redes de água,
esgoto e outras interferências necessárias” – disse.
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Oficina tratou da gestão de estacionamento para melhoria da mobilidade urbana

Nesta quarta-feira (28), em torno de 30 técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e da Prefeitura de Sorocaba participaram da oficina de Gestão de Estacionamento para Melhoria da Mobilidade Urbana, com o engenheiro civil Bram Van Ooijenm, holandês especialista em projetos de transporte não motorizado e estacionamento, com experiência em mais de 50 cidades
do mundo.
A atividade integrou o trabalho que está sendo feito em Sorocaba dentro do projeto-piloto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), desde janeiro de 2017. O projeto é uma cooperação Brasil-Alemanha, com recurso do governo alemão, que está sendo implantado no país, através de um acordo com o Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

O secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, reforçou a importância deste trabalho para repaginar a mobilidade urbana na cidade. “Estamos trazendo para Sorocaba o que há de mais moderno em urbanismo no mundo. O Ministério das Cidades acreditou em nosso plano de governo e escolheu nossa cidade para este estudo impactante, então, nós vamos melhorar as ciclovias, as calçadas, tirar os obstáculos e aumentar acessibilidade para cadeirantes
e idosos.

Bram Van Ooijenm falou da importância de se investir no transporte público para contribuir com o planejamento da cidade. Ele, inclusive, elogiou o investimento do Governo Municipal na implantação do BRT (Bus Rapid Transit). “O BRT em Sorocaba será uma maneira maravilhosa de oferecer um transporte público de alta qualidade, conveniente para o uso da população. Este é um momento muito bom para mudar a gestão de estacionamento no município”, afirmou. Segundo ele, cidades da Europa há anos já começaram esta transformação.
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IMPRENSA

Caro jornalista para solicitar informações sobre BRT Sorocaba entre em contato pelo e-mail: contato@brtsorocaba.com.br

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